Disciplinas Obrigatórias 2024
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Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem
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Conceito Nucleador 1 CIÊNCIA
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Eixos abordados
(i) O que é ciência e como fazemos?
(ii) Ensinar e Aprender como objetos de conhecimento.
(iii) Metodologia > Método > Procedimento > Técnica.
(iv) O fazer metodológico.Encontros Síncronos Presenciais
(i) Segunda-feira, 08 de abril de 2024, de 9h às 13h e 14h30 às 18h30, no Auditório do NITAE2.Material de Embasamento
Obrigatório
CERVO, A. L; BERVIAN, P. A. O histórico do método científico. In: CERVO, A. L; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002, p. 3-15 (Capítulo 1).
MORIN, Edgar. A condição humana. In: MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 9ª. edição, 2004, p. 35-46 (Capítulo 3).
MORIN, Edgar. Aprender a viver. In: MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 9ª. edição, 2004, p. 47-54 (Capítulo 4).
Slides
Encontro de 08 de abril de 2024 Sobre a Agenda do Encontro; Orientações para dinâmica inicial; Proposta formativa da disciplina; Exercício de escrita reflexiva.
Padlet
Conectando Saberes Exercício individual de escrita reflexiva baseado em questões-norteadoras. -
Conceito Nucleador 2 PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
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Eixos abordados
(i) Estudo dos principais paradigmas de ensino e aprendizagem (Behavorismo, Humanista, Cognitivista/Escola nova, Sociocultural/Crítico, Pós-moderno/Crítico).
(ii) Elementos constitutivos, fatores a ser considerados.
(iii) Tipologias, modalidades e formatos.Encontros Síncronos Presenciais
(i) Segunda-feira, 22 de abril de 2024, de 9h às 13h e 14h30 às 18h30, no Auditório do NITAE2.
(ii) Terça-feira, 23 de abril de 2024, de 9h às 13h e 14h30 às 18h30, no Auditório do NITAE2.Material de Embasamento
Obrigatório
SANTOS, Roberto Vatan. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Revista Integração, jan/fev/ma, 2005. Ano X, Nº 40.
PIOVESAN, Josieli [et al.] Introdução, 1.1 Contextualizando a Psicologia e 1.3 Behaviorismo. In: PIOVESAN [et al]. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico] – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2018. 1 e-book, p. 11-16 e p. 25-32.
LIMA, Letícia D.; BARBOSA, Zildete C. L.; PEIXOTO, Sandra P. L. Teoria Humanista: Carls Rogers e a educação. Ciências Humanas e Sociais | Alagoas | v.4. n.3. Maio 2018 p.161-17
LIMA, Maurícia Cristina; CLAPIS, Maria José. Estudantes aprendem fazendo com significado. In: DEBALD, Blasius. Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020. (E-pub – Capítulo 5), p. 39-47.
FREITAS, Talvacy Chaves de; LACERDA, Juciano de Sousa. A “Pedagogia da Autonomia” de Freire e a “Autocomunicação de Massa” de Castells no fortalecimento do protagonismo estudantil na educação híbrida em tempos de pandemia. Intercom - RBCC São Paulo, v. 44, n. 3, p.145-158, set./dez. 2021.
PAPERT, Seymour. Uma palavra para a arte de aprender. In: PAPERT, Seymour. A maquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 87-106.
Slides
Encontros de 22 e 23 de abril de 2024 Exposição de conteúdo: (1) Ensinar e aprender: processos indissociáveis? (2) Elementos constitutivos e fatores a serem considerados. Rotação por estações. Exposição de conteúdo: (1)Caracterização dos paradigmas. (2) Ensino no contemporâneo: tipologias, modalidades e formatos.
Padlet
Conectando Saberes Exercício individual de escrita reflexiva baseado em questões-norteadoras. -
Conceito Nucleador 3 PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
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Eixos abordados
(i) Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
(ii) Aprendizagem baseada em projetos (ABPj)
(iii) Aprendizagem por experiência
(iv) Círculo de Cultura
(v) Cultura Maker
(vi) Desenho Universal da Aprendizagem (DUA)
(vii) Design Thinking
(viii) Gameficação
(ix) Jogos sérios
(x) Sala de aula invertida / Aprendizagem invertidaEncontros Síncronos Presenciais
(i) Segunda - feira, 06 de maio de 2024, de 9h às 13h e 14h30 às 18h30 no Auditório do NITAE2.
(ii) Terça-feira, 14 de maio de 2024, de 9h às 13h, no Auditório do NITAE2.
(iii) Segunda-feira, 20 de maio de 2024, de 9h às 13h e 14h30 às 18h30 no Auditório do NITAE2.
(iv) Sexta-feira, 24 de maio de 2024, de 9h às 13h, no Auditório do NITAE2 e na Sala Criativa do PPGCIMES (Reservado para realização da II Feira de Práticas de Ensino e Aprendizagem Criativas e Inovadoras)
Exercícios Avaliativos Parciais
(i) Atividade avaliativa individual de fixação de conteúdo e conceitos durante encontro síncrono presencial do dia 20 de maio de 2024.
(ii) Atividade avaliativa individual assíncrona de escrita reflexiva sobre experimentação metodológica desenvolvida para II Feira, via Moodle, no período de 24 a 27 de maio de 2024.
Material de EmbasamentoObrigatório Geral
MATTAR, João. Prefácio e Introdução. In: MATTAR, João. Metodologias ativas: para uma educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. p. 12-24.
FAVA, Rui. O retorno da Paideia grega em forma de Paideia digital. In: DEBALD, Blasius. Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020, p. 95-103 (Epub– Capítulo 11).
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Ativas. In: FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. – 1.ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018., 2018 p.28-91 (Capítulo 1).
Obrigatório para cada trio
(i) Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. 3º ed. São Paulo: Summus, 2016. p. 205-236.MUNHOZ, A. S. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramentas de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2015. p. 111-185.
Vídeo da FGV. PBL: um Novo modelo de Aprendizagem – FGV/EESP. 2016. (3m31s).
Vídeo de Gustavo Benites. Aprendizagem baseada em problemas - ABP. Definições e conceitos.
(ii) Aprendizagem baseada em projetos (ABPj)
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 9-70.Vídeo de Pesquisa & Jogos. Aprendizagem baseada em projetos. 2018. (16m20s).
Vídeo de Jovens Gênios. Aprendizado Baseada em Projetos (PBL). 2016. (3m55s).
Vídeo de CIEB. Aprendizagem baseada em projetos. 2020.
(iii) Aprendizagem por experiência
DEWEY, J. Ter uma Experiência. Pensar a representação: Objetos e Processos. Tradução de Fernando Poeiras. Cadernos PAR. n.07, Mai. 2022.COSTA, J. W; PLACIDES, F. M. John Dewey e a Aprendizagem como Experiência. Revista Apotheke, v.7, n.2, p. 129-145 Outubro de 2021.
GONÇALVES, N. G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, n. 33(3), p.1229-1256, 2016.
(iv) Círculo de cultura
LEAL, YnaKam Luís de V. SILVA, Severino B. AZEVEDO, Ciro L. Círculo de cultura freireano: instrumento metodológico para o ensino profissional. Rev. Ed. Popular, Uberlândia. v.20. n. 3. set.-dez. 2021. p. 326-343
DANTAS, Vera Lúcia; LINHARES, Angela Maria Bessa. Círculos de Cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. In: BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2014. p. 73-80.Vídeo de Professora Débora Parreiras. Paulo Freire – Analise sobre Círculo de Cultura. 2021.
(v) Cultura Maker
SOBREIRA, Elaine Silva Rocha; VIVEIRO, Alessandra Aparecida; D'ABREU, João Vilhete Viegas. Cultura Maker e Jogos Digitais. In: MEIRA, Luciano; BILKSTEIN, Paulo. Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. - Porto Alegre: Penso, 2020, p. 27-38.GAVASSA, R. C. F. B. et al. Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na SME - SP (Brasil). FLBrazil. V.01, N. 01, 2016.
BLIKSTEIN, P.; VALENTE, J.; MOURA, É. M. de. Educação Maker: Onde Está O Currículo? Revista e-Curriculum, v. 18, n. 2, p. 523-544, jun. 2020. ISSN 1809-3876.
DUBREIL, S.; LORD, G. Make It So: Leveraging Maker Culture. In: CALL. CALICO Journal, [S. l.], v. 38, n. 1, p. i-xii, 2021.
Vídeo de Marcelo Tas. Cultura Maker: que bicho é esse? YouTube, 2019.
(vi) Desenho Universal da Aprendizagem (DUA)
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, n. 22 (2), p.147-155, abril-junho 2018.NUNES, C., MADUREIRA, I.Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, n. 5 (2), p. 126-143, 2015.
FURNER, J.; YAHNYA, N.; DUFFY, M.L. Teach mathematics: Strategies to reach all students., Intervention in School and Clinic, n. 41(1), p. 16-23, 2005.
(vii) Design Thinking
CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. O que é design thinking? IN: CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016. (Capítulo 1).CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Para que serve o design thinking? IN: CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016. (Capítulo 2).
BUCHANAN, R. Wicked problems in design thinking. Design issues, v. 8, n. 2, p. 5-21, 1992.
SENA, Paulo Sergio de; BENTO, Maria Cristina Marcelino; OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de; ALVARELI, Luciani Vieira Gomes; SILVA, Messias Borges. “Design Thinking” como Metodologia Gestora na formação da prática docente para o Ensino Superior. In: VASCONCELOS, Adaylson Wagner Sousa de; VASCONCELOS, Thamires Nayara Sousa de (orgs.). Educação e tecnologias: experiências, desafios e perspectivas. – Ponta Grossa, SP: Atena Editora, 2019.
MARTINS, Karina Cristina Martins de. DESIGN KIT EDU: um toolkit para promover a criatividade na aprendizagem. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - PPGCIMES, NITAE, UFPA, Belém, 2020, 194f.Slides de FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C.; MUCKENBERGER, E. Design Thinking and Online Education. 2017.
(viii) Gameficação
KAPP, Karl M. What is Gamification. In: KAPP, Karl M. The Gamification of learning and instruction: game- based methods and strategies for training and education. Pfeiffer, 2012, p.25-50BUSARELLO, R.I. Gamification e aprendizagem: estímulo à motivação e ao engajamento. IN: BUSARELLO, R.I. Gamification: princípios e estratégias. 1.ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016, p.46-69 (Capítulo 4).
KAPP, Karl M. Applying Gamification to Learning Domains. In: KAPP, Karl M. The Gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer, 2012, p.165-192.
RODRIGUES, Luis Felipe; OLIVEIRA, Abílio; RODRIGUES, Helena. Main gamification concepts: A systematic mapping study. Heliyon, Volume 5, Issue 7, July 2019, e01993.
(ix) Jogos sérios
RIEBER, L. P.; SMITH, L.; NOAH, D. The value of serious play. Educational Technology, 38(6), 1998, p. 29-37.KAPP, Karl M. It's in the Game: Understanding Game Elements. In: KAPP, Karl M. The Gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer, 2012, p.25-50.
McGONIGAL, Jane. Fracasso divertido e melhores chances de sucesso.IN: McGONIGAL, Jane. A realidade em jogo. Tradução Eduardo Rieche. – Rio de Janeiro, BestSeller, 2012. p.73-85.
McGONIGAL, Jane. A economia do envolvimento. IN: McGONIGAL, Jane. A realidade em jogo. Tradução Eduardo Rieche. – Rio de Janeiro, BestSeller, 2012. p.222-247.
(x) Sala de aula invertida / Aprendizagem invertida
TALBERT, Robert. Guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 3-25; 89-155 (Capítulos: 1, 4, 5 e 6).Vídeo de Canal Futura. Conheça a sala de aula invertida Conexão. 2017. (26m35s).
Slides e materialidades
Encontro de 06 de maio de 2024
Encontro de 14 de maio de 2024 Em breve.
Encontro de 20 de maio de 2024
Padlet
Conectando Saberes Exercício individual de escrita reflexiva baseado em questões-norteadoras correspondente ao segundo Exercício Avaliativo Parcial da disciplina. -
Orientações para II Feira de Práticas de Ensino e Aprendizagem Criativas e Inovadoras
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Orientações para desenvolvimento
A partir dos materiais de embasamento recomendados, cada trio deverá conceber a realização de uma dinâmica de aprendizagem criativa, inovadora, que acione os fundamentos e permita a experimentação de uma metodologia ativa, crítica ou pós-crítica, na prática.
Cada dupla ficará responsável por uma das metodologias previamente distribuídas por sorteio. A dinâmica a ser concebida e realizada pelos trios deverá ser orientada por uma situação de ensino-aprendizagem no âmbito do Ensino Superior pré-definida e caracterizada pelas docentes e monitoras da disciplina, podendo ocorrer em ambiente formal ou não formal. Essa caracterização deverá ser aprofundada por cada trio, visando a (configurar) criar de pelo menos duas personas que configurem o público para o qual a experimentação da metodologia sorteada deverá estar voltada.
Assim, o processo de concepção da prática formativa criativa e inovadora a ser criada por cada trio deve, necessariamente, articular a (1) situação de intervenção definida, a (2) metodologia sorteada e as (3) personas desenvolvidas. Lembrem-se que as metodologias não são "receitas de bolo" a serem seguidas. Criem, adaptem e transgridem as orientações quando necessário for, justificando e embasando as suas escolhas teórico-metodológicas!
Configurada a experimentação metodológica, cada trio deverá organizar um momento expositivo que caracterize a prática formativa concebida, evidenciando a situação/contexto de intervenção, as personas e as vantagens e as limitações da metodologia acionada/adaptada para desenvolvimento da formação proposta. Esse momento expositivo será apresentado na II Feira de Práticas de Ensino e Aprendizagem Criativas e Inovadoras, aberta ao público, a ser realizada no dia 24 de maio de 2024, de 9h às 13h, no prédio do NITAE.
Cada trio contará com uma mesa e possíveis materiais de exibição e/ou fixação de materiais que deem suporte às apresentações orais a serem feitas. Sugere-se que cada trio sempre deixe dois expositores no local de apresentação enquanto o terceiro circula para conhecer as propostas dos colegas, fazendo a troca a cada 30 minutos.
Sempre que for apresentada a proposta, os representantes do trio deverão mencionar para que contexto de ensino- aprendizagem de Ensino Superior a proposta foi concebida, explorando possíveis materialidades que favoreçam o entendimento e o envolvimento de quem assiste. A proposta é instigar quem escuta/assiste a conhecer a metodologia apresentada e compreender o seu uso prático e contextualizado, além de suas potencialidades formativas. Se as metodologias não são receitas, as apresentações também não podem ser mais do mesmo. Ousem e acionem a criatividade!
Situações de Intervenção
(i) Orientação vocacional em ambiente não-formal para jovens pesquisadoras (necessariamente bolsistas de iniciação científica ou extensão) de campus de município do interior da UFPA.
Discentes responsáveis: Ana de Sarges Barbosa, Camila Nayse Silva Braga e Doany Luna de Lima Mesquita.
Metodologia sorteada: Jogos sérios.
Material de consulta recomendado.
(ii) Formação de professores em pré-serviço de Francês da FALEM/UFPA sobre curadoria de produtos de entretenimento para ensino-aprendizagem de idioma em ambiente não formal.
Discentes responsáveis: Ana Sophia Monteiro Barbosa, Francine Nascimento Silva e Vinícius Teixeira Nunes.
Metodologia sorteada: Design Universal de Aprendizagem (DUA).
Material de consulta recomendado.
(iii) Formação em nível básico de Língua Estrangeira a definir para pesquisadores indígenas formados pela UFPA visando sua preparação para participação como palestrante na COP30.
Discentes responsáveis: Beatriz de Carvalho Dias, Daciléia Marinho Ribeiro e Gabriel Ferreira da Silva.
Metodologia sorteada: Design Thinking.
Material de consulta recomendado.
(iv) Mentoria e/ou Processos de Orientação personalizados para coordenadores de cursos de graduação da UFPA que precisam lidar com questões relacionadas à saúde mental de seus docentes.
Discentes responsáveis: Fabio Agnelo Alves da Costa, Livia Dacier Lobato Mendonça Paixão e Maria da Graça Xavier Lopes.
Metodologia sorteada: Aprendizagem por experiência.
Material de consulta recomendado.
(v) Formação de alunos de graduação da UFPA (Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Educação Física) sobre saúde e autocuidado de idosos.
Discentes responsáveis: Gabriela Góes Costa, Lanna Silva Lacerda e Lucas Araújo Conegundes.
Metodologia sorteada: Círculo de cultura.
Material de consulta recomendado.
(vi) Formação multidisciplinar para profissionais de nível superior atuantes como formadores de Usinas da Paz em Belém que realizam recepção, acolhimento e orientação de PcDs (especificamente cegos e baixa visão) em atividades ofertadas.
Discentes responsáveis: José Monteiro, Luciana de Araújo Barbosa e Mira Caroline Milen Viégas Reis.
Metodologia sorteada: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj).
Material de consulta recomendado.
(vii) Formação para estudantes de graduação de diversos cursos da UFPA que serão monitores na SBPC 2024 e responsáveis pelo atendimento e acolhimento de estudantes de graduação PcD (surdos) durante o evento.
Discentes responsáveis: Higor Pereira de Brito, Luciana Coelho Rodrigues Lima e Monique de Araújo Elias.
Metodologia sorteada: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
Material de consulta recomendado.
(viii) Formação para docentes da UEPA para práticas de comunicação da ciência para exposição durante a COP30.
Discentes responsáveis: Lorena de Moraes Filgueiras, Marcelo Augusto Martins Oliveira e Marcelo de Souza Correia.
Metodologia sorteada: Sala de aula invertida.
Material de consulta recomendado.
(ix) Formação para professores de uma escola municipal em Belém para o desenvolvimento de estratégias de bem-estar e autocuidado.
Discentes responsáveis: Emanuelle Paola Vila Seca Brito, Nádia Farias da Silva Pantoja e Noura Ingrid Correa Solon.
Metodologia sorteada: Cultura Maker.
Material de consulta recomendado.
(x) Formação multidisciplinar para graduandos da UFPA para desenvolvimento de práticas formativas em ambiências não formais (visitas a acervos, experiências extramuros, etc.).
Discentes responsáveis: Carolina Barros de Paula, Paulo Chagas Rodrigues e Victor Marcos dos Santos Catete Fonseca.
Metodologia sorteada: Gameficação.
Material de consulta recomendado.
Material de Embasamento geral paras os trios
Personas
COURAGE, C.; BAXTER, K. Understanding Your Users: A Practical Guide to User Requirements Methods, Tools, and Techniques. Elsevier Science, 2005. (Interactive Technologies).
MEDIUM. UX Baseado em Fatos: Personas, 2023.
SEBRAE. Guia prático para criar a Persona do seu negócio. Bibliotecas Sebrae.
Educação formal, não-formal e informal
GADOTTI, Moacyr. A questão da Educação Formal/ Não-formal. INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE) Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre 2005.
GOHN, M. da G. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação - II a Série, n. 1, p.35-50, 2014
Relatos de experiência da Turma 2023 na I Feira
Acesse os relatos completos aqui.Formulário de avaliação por pares
Acesse aqui.
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