Programação

  • Condutas para uma boa convivência online ou virtual

    Em um ambiente de curso online é importante termos conhecimento de um conjunto de condutas, denominado "Netiqueta", para nos orientar quanto ao nosso comportamento diante do uso da Internet.

    Destacamos a seguir algumas condutas essenciais que irão nos ajudar a sermos entendidos claramente, transmitir nossos pontos de vista e mantermos uma relação/interação ética e respeitosa com todos(as) os(as) participantes de um curso/disciplina:


    a) Seja cordial.

    Ao participar de qualquer tipo de comunicação/interação (ambiente virtual de aprendizagem, sala de webconferência etc.), busque iniciá-la cumprimentando a pessoa com quem deseja interagir. Quando quiser se manifestar em uma webconferência, por exemplo, não se esqueça de pedir a palavra e se precisar interromper uma conversa, informe e se despeça antes de sair.


    b) Use microfones e câmeras com moderação.

    Ao ativar o microfone ou câmera em webconferências, gravação de vídeos ou aulas online, tenha cautela com os ruídos, à forma com que está vestido(a) e para possíveis movimentos no ambiente, para que sua intimidade seja resguardada. Ainda sobre esse uso, cuide para manter os microfones desligados quando não for a sua vez de interagir. 


    c) Redação de parágrafos.

    Ao digitar uma mensagem, procure fazer uso de parágrafos, evitando criar blocos muito longos de texto. Deixe uma linha em branco entre os parágrafos para tornar a leitura mais fácil e agradável.


    d) Fale, não GRITE!

    Ao escrever na Internet, combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Digitar tudo em maiúsculas é o mesmo que falar alto ou gritar. Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.


    e) Qual o assunto?

    Em uma mensagem eletrônica (e-mail), a linha assunto ou subject deve estar sempre relacionada com o que vai ser tratado no corpo da mensagem. Da mesma forma, ao usar um aplicativo de comunicação instantânea, nunca fuja do assunto.


    d) Posso enviar arquivos anexados?

    Envie arquivos anexados apenas quando solicitados. Cuidado ao enviar arquivos grandes que possam levar o(a) destinatário(a) a exceder seu espaço disponível da conta.


    f) Como melhor responder?

    Responda a todas as mensagens pessoais. Agradeça, sempre, as pessoas que o(a) ajudaram. Se alguma mensagem lhe trouxer aborrecimento, respire fundo, trabalhe a sua paciência e espere 24 horas para respondê-la.


    g) Posso dizer realmente o que quero?

    Lembre-se de que estamos em um espaço de trocas de saberes e de aprendizagem, portanto, evite a divulgação de correntes e/ou quaisquer propagandas comerciais, religiosa ou política. Evite, ainda, utilizar gírias, palavrões e/ou termos pejorativos que possam demonstrar agressividade, preconceito, sarcasmo, assédio, humilhação, entre outras atitudes não positivas. Se for uma mensagem, leia sempre o que escreveu antes de enviá-la. Isto não somente vai ajudar a encontrar erros de ortografia, de construção de frases e gramática, como também a rever o tom amistoso do conteúdo. 


    h) Expressão por meio
    emoticons.

    Utilize emoticons de forma correta, para demonstrar sentimentos, evitando o exagero para não poluir e dificultar a comunicação.


    i) Cuidado com a privacidade alheia.

    Respeite a privacidade dos(as) demais participantes do curso/disciplina, não compartilhando informações pessoais sem a devida autorização.


    j) Atenção à máxima: na internet nada se cria, tudo se copia.

    O fato de algo estar disponível na internet, não significa que pode ser copiado e usado de forma irrestrita. Por isso fique atento ao direito autoral, direito a imagem e propriedade intelectual, previstas em lei federal. Ao usar uma imagem, por exemplo, procure por bancos de imagens gratuitos. Já, se for mencionar autores, documentos, sites da web entre outros tipos de referências, não se esqueça de descrever a fonte consultada, utilizando as normas existentes.


    k) Somos diversos(as)!!!!

    Reconheça, respeite e valorize as possíveis diferenças entre os(as) participantes de um curso/disciplina sem praticar qualquer tipo de discriminação. Quanto mais diverso for um ambiente, mais chances temos de aprender uns(umas) com os(as) outros(as).


    Observação: Recomendamos que leia o Termo de uso da Plataforma Moodle, administrada pelo NITAE2, clicando aqui.


    Fontes de referência:

    CURSO Educação Virtual. Senac - SP, 2004.

    NETIQUETA. UFBA EM MOVIMENTO. Salvador: UFBA, [202?]. Disponível em: https://ufbaemmovimento.ufba.br/netiqueta. Acesso em: 25 set. 2024.

    NETIQUETA. Rio Grande do Sul: IFRS, 2020. Disponível em:  https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/02/netiqueta.pdf#:~:text=Netiqueta%20(do%20ingl%C3%AAs%20%E2%80%9Cnetwork%E2%80%9D,de%20normas%20de%20conduta%20sociais). Acesso em: 25 set. 2024.

    PALLOF, R., M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004.