CAMILA SERRA

Aluno

por CAMILA SERRA - quarta-feira, 1 ago. 2018, 16:46
 

Aluno é um conceito que provém de alumnus, um termo latino. Esta palavra permite referir-se ao estudante ou ao aprendiz de uma determinada matéria ou de um professor. Um aluno, portanto, é uma pessoa que se dedica à aprendizagem.

Exemplos: “Esta escola tem mais de duzentos alunos”, “Fui aluno de Jorge Escribel, um historiador que agora vive na Alemanha”, “Quatro alunos do Colégio O Aprendiz foram detidos por bater num adulto”.

A noção de aluno pode-se usar em referência àqueles que estão a tirar um curso: “Mário é aluno de Sociologia”, “A equipa universitário de basquetebol é composto por três alunos de Engenharia e dois de Arquitectura”. O conceito também é usado com respeito àqueles que frequentam um estabelecimento de ensino: “Fui aluno do Instituto Azul até à idade dos treze anos, depois mudei-me para um colégio privado aos treze anos”, “Gostaria que a minha filha fosse aluna desta escola”.

Consoante o elo com a instituição ou a matéria em estudo, é possível qualificar o aluno de diversas maneiras. Um aluno regular, estável ou oficial é aquele que vai regularmente a um estabelecimento e cumpre diversos requisitos para aceder a essa condição (grau académico, participação nas aulas, etc.). Se o aluno não frequentar as aulas, mas fizer os exames no mesmo estabelecimento para obter um título, fala-se de aluno livre.

A ideia de aluno também se pode aplicar ao discípulo ou seguidor de um perito ou um artista. Neste caso, o processo de aprendizagem/ensino pode desenvolver-se com maior ou menor formalidade: “Sou artista plástico e tenho cinco alunos a quem dou explicações individuais”.

Fonte: https://conceito.de/aluno

 

» GLOSSÁRIO COLABORATIVO