Joaquina Ianca Miranda

Sala de Aula Invertida

por Joaquina Ianca Miranda - terça-feira, 4 dez. 2018, 19:39
 

Imaginem um sistema educacional no qual os alunos estudam os conteúdos curriculares em suas casas e tiraram suas dúvidas e fazem exercícios em sala de aula. Esta é a sala de aula invertida Esse conceito tem base no ensino híbrido, que se caracteriza por juntar dois sistemas de ensino: o on-line e o off-line. Os alunos estudam previamente os conteúdos disponibilizados pelos professores, que podem ser videoaulas, podcasts, textos ou qualquer outro material disponível que possa servir de meio para uma aprendizagem dinâmica, autônoma e inovadora, onde o aluno determina seu próprio ritmo. Com os conteúdos estudados, os alunos partem para a sala de aula. É o momento de aprofundar conceitos, desenvolver atividades em grupo, tirar dúvidas e serem avaliados. A aprendizagem é também consequência dessa interatividade híbrida. 

Na abordagem da sala de aula invertida, o educando é o principal responsável pela sua formação. É ele quem decide quando e como estudar, buscando o conhecimento da forma que achar mais adequada. E quanto mais o aluno percebe que ele é a figura central desse aprendizado, mais envolvido no processo ele fica. Na condição de facilitador da aprendizagem, cabe ao professor fazer a curadoria dos conteúdos, provocar nos alunos a capacidade de pensar criticamente, de pesquisar e selecionar informações e principalmente, de criar um espaço onde tudo o que foi estudado se torne relevante e faça sentido para todos.


Vale a pena conferir este link em que uma professora mostra como funciona na prática esta metodologia: http://guiadocente.com.br/sala-de-aula-invertida-na-pratica/

» GLOSSÁRIO COLABORATIVO