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RARIMA MONTEIRO GAMA

Eclético

por RARIMA MONTEIRO GAMA - segunda-feira, 1 jul. 2019, 10:59
 

Eclético é aquele que é partidário de diversas formas de conduta ou opinião, aquele que aprecia diversos tipos de música, de comidas, de leituras etc. É aquele que é partidário do ecletismo.

É um termo de origem grega "eklekticós", que significa aquele que escolhe. Em inglês "eclectic", que significa selecionador.

Ecletismo é um método que consiste em reunir teses de sistemas diversos. É uma posição intelectual ou moral, caracterizada pela escolha entre diversas formas de opinião, sem seguir uma linha rígida de pensamento.

Uma pessoa eclética é aquela que possui várias linhas de pensamentos, que seu gosto varia, não se restringe a apenas uma determinada opinião, é aquele que gosta de diversas comidas muito diferentes. Também gosta de praticar atividades totalmente opostas, como um show de rock e um show de pagode, por exemplo.

Um indivíduo eclético não se prende a nada, é uma pessoa que gosta de tudo, tem interesses e preferências muito diversificadas, sem se importar com o que as outras pessoas possam pensar. Essa pessoa não segue um sistema em particular, mas seleciona e utiliza aqueles que são os melhores elementos de todos os sistemas.

Estilo eclético

É aquele seguimento que reúne estilos variados, que não está preso a um único conceito, ex: arqitetura eclética, músico eclético, cantor eclético etc.


 

DÉBORA RENATA MARQUES MUNIZ

EDUCAÇÃO

por DÉBORA RENATA MARQUES MUNIZ - quarta-feira, 11 abr. 2018, 11:31
 

A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social;  tem por objeto suscitar e desenvolver na criança, certo  número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos pela sociedade política quanto pelo meio específico ao qual a criança está destinada em particular. (DURKHEIM, 1975, p. 39).

 

TOMAS RODRIGUES

Educação Ambiental

por TOMAS RODRIGUES - domingo, 1 jul. 2018, 09:09
 

A Educação Ambiental é uma vertente da educação direcionada aos assuntos relacionados à interação homem-ambiente, despertando uma consciência crítica sobre os problemas ambientais. Trabalha o lado racional juntamente com o sensível e de valores, promovendo o desenvolvimento de novos valores e ações de respeito e proteção ao Meio Ambiente.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MUNDO EDUCAÇÃO <mundoeducacao.bol.uol.com.br>, acesso em 29/06/2018.

 

FLÁVIA DUTRA DA COSTA

Educação Construtivista

por FLÁVIA DUTRA DA COSTA - quarta-feira, 22 ago. 2018, 15:29
 
  • Construção do conhecimento onde a educação deve criar métodos para estimular esta construção. O professor é mediador do conhecimento para que os alunos busquem novos conhecimentos a fim de construir seus próprios saberes.

Segue abaixo leituras para aprofundamento deste conceito na educação. 

Disponível também em:

http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf 
Acesso em: 02/07/2018

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf
Acesso em: 02/07/2018

 

Marcelo Wilson Ferreira Pacheco

Educação Corporativa

por Marcelo Wilson Ferreira Pacheco - segunda-feira, 4 jun. 2018, 09:21
 

A Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. (Call Daniel)

 

Jhully Cristy Silva Moraes

Educação formal

por Jhully Cristy Silva Moraes - domingo, 1 jul. 2018, 09:09
 

A educação formal é aquela desenvolvida dentro dos espaços escolares, estritamente, apresenta intencionalidade, tem os seus conteúdos previamente demarcados. Os educadores aqui são, essencialmente, os professores, mesmo que os atos de outros atuantes neste meio também tenham o caráter educativo. Estes espaços escolares são as instituições regulamentadas pelo órgão responsável pela educação do país. A educação formal possui certificação e é organizada segundo diretrizes nacionais.

 

Concepção de educação formal da Maria Da Glória Gohn no livro " educação não formal e o educador social"

 

LUANA CRUZ DO ROSÁRIO

Educação holística

por LUANA CRUZ DO ROSÁRIO - sexta-feira, 6 jul. 2018, 09:04
 

O termo holística origina-se do grego holos,que significa "todo".

A visão holística é uma forma de ver e compreender o mundo por meio de sua totalidade, permitindo um intercâmbio dinâmico entre ciência, arte, filosofia e tradições espirituais. A educação holística abre novos parâmetros para o ser no mundo, considerando o aprendizado um processo mais amplo. A educação passa a ser agente de saúde, promotora de autonomia, fomentadora de autoestima e responsabilidade, promovendo a continuidade do conhecimento além das salas de aula.

QUEIROZ, Tânia Dias.Dicionário prático de Pedagogia.3.ed.São Paulo:Editora Rideel, 2011.

 

BRENDA MOURA

Educação Hospitalar

por BRENDA MOURA - sexta-feira, 22 jun. 2018, 20:51
 

A intervenção faz com que a criança mantenha rastros que a ajudem a recuperar seu caminho e garantir o reconhecimento de sua identidade. O contato com sua escolarização faz do hospital uma agência educacional para a criança hospitalizada desenvolver atividades que a ajudem a construir um percurso cognitivo, emocional e social para manter uma ligação com a vida familiar e a realidade no hospital. (MAIA, 2008 s/p).

 

DIULLY SUELLEN PINHEIRO FERREIRA

Educação Inclusiva

por DIULLY SUELLEN PINHEIRO FERREIRA - domingo, 1 jul. 2018, 09:09
 

De acordo com MEC, A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. 

 

AMANDA CAROLINE FERREIRA SOUZA

Educação Informal

por AMANDA CAROLINE FERREIRA SOUZA - sexta-feira, 22 jun. 2018, 20:51
 
"Quando o processo educacional ocorre indiferenciada e subordinadamente a outros processos sociais, quando aquele está indissociavelmente mesclado a outras realidades culturais, quando não emerge como algo diferente e predominante no curso geral da ação em que o processo se verifica, quando é imanente a outros propósitos, quando carece de um contorno nítido, quando se dá de maneira difusa".
Jaume Trilla.
TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie. Educação Formal e Não formal: Pontos e contrapontos. Valéria Amorim Arantes (org.). São Paulo: Summus, 2008.
 


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