GLOSSÁRIO COLABORATIVO
Alô, futuro(a) pedagogo(a) este é o espaço para você compartilhar os termos/palavras/expressões novas que têm surgido ao longo da disciplina.
É bem simples: Você escolhe um termo (ou mais), posta no nosso Glossário, junto com a definição e aguarda a validação. Logo logo a sua contribuição estará disponível para todos poderem consultar. Muito legal, não é mesmo?
Ah, e aproveite para ler e aprender com as contribuições dos colegas também!
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E |
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EDUCAÇÃO | |||
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A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos pela sociedade política quanto pelo meio específico ao qual a criança está destinada em particular. (DURKHEIM, 1975, p. 39). | |||
Educação Ambiental | |||
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A Educação Ambiental é uma vertente da educação direcionada aos assuntos relacionados à interação homem-ambiente, despertando uma consciência crítica sobre os problemas ambientais. Trabalha o lado racional juntamente com o sensível e de valores, promovendo o desenvolvimento de novos valores e ações de respeito e proteção ao Meio Ambiente. EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MUNDO EDUCAÇÃO <mundoeducacao.bol.uol.com.br>, acesso em 29/06/2018. | |||
Educação Construtivista | ||||
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Segue abaixo leituras para aprofundamento deste conceito na educação. Disponível também em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf | ||||
Educação Corporativa | |||
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A Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. (Call Daniel) | |||
Educação formal | |||
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A educação formal é aquela desenvolvida dentro dos espaços escolares, estritamente, apresenta intencionalidade, tem os seus conteúdos previamente demarcados. Os educadores aqui são, essencialmente, os professores, mesmo que os atos de outros atuantes neste meio também tenham o caráter educativo. Estes espaços escolares são as instituições regulamentadas pelo órgão responsável pela educação do país. A educação formal possui certificação e é organizada segundo diretrizes nacionais.
Concepção de educação formal da Maria Da Glória Gohn no livro " educação não formal e o educador social" | |||
Educação holística | |||
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O termo holística origina-se do grego holos,que significa "todo". A visão holística é uma forma de ver e compreender o mundo por meio de sua totalidade, permitindo um intercâmbio dinâmico entre ciência, arte, filosofia e tradições espirituais. A educação holística abre novos parâmetros para o ser no mundo, considerando o aprendizado um processo mais amplo. A educação passa a ser agente de saúde, promotora de autonomia, fomentadora de autoestima e responsabilidade, promovendo a continuidade do conhecimento além das salas de aula. QUEIROZ, Tânia Dias.Dicionário prático de Pedagogia.3.ed.São Paulo:Editora Rideel, 2011. | |||
Educação Hospitalar | |||
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A intervenção faz com que a criança mantenha rastros que a ajudem a recuperar seu caminho e garantir o reconhecimento de sua identidade. O contato com sua escolarização faz do hospital uma agência educacional para a criança hospitalizada desenvolver atividades que a ajudem a construir um percurso cognitivo, emocional e social para manter uma ligação com a vida familiar e a realidade no hospital. (MAIA, 2008 s/p). | |||
Educação Inclusiva | |||
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De acordo com MEC, A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. | |||
Educação Informal | |||
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"Quando o processo educacional ocorre indiferenciada e subordinadamente a outros processos sociais, quando aquele está indissociavelmente mesclado a outras realidades culturais, quando não emerge como algo diferente e predominante no curso geral da ação em que o processo se verifica, quando é imanente a outros propósitos, quando carece de um contorno nítido, quando se dá de maneira difusa". | |||