Primeiros passos no Moodle
Com o objetivo de familiarizá-lo(a) com a sala virtual em que ocorrerá seu curso de tutoria, desenvolvemos alguns passos que podem ser seguidos por você para auxiliar na sua ambientação. Vamos lá!
PASSO 1 – DESCOBRINDO A PLATAFORMA
Ao acessar a plataforma do Curso utilizando o login e senha que foram enviados para você, navegue livremente pela sala virtual para identificar onde estão os materiais didáticos, as atividades e os diversos recursos que já estão disponíveis. A navegação pelas unidades didáticas do Curso é realizada por meio dos botões numerados azuis que se encontram abaixo da página principal. Estando em uma unidade didática, para acessar novamente os botões de navegação, na barra de navegação, clique em Curso de Tutoria. Caso queira ampliar a área da tela de visualização das atividades e recursos da plataforma, você pode esconder o menu de navegação lateral a esquerda, bastando, para isso, clicar no ícone a seguir que se encontra no canto superior esquerdo da tela:
PASSO 2 – ALTERANDO A SENHA DE ACESSO
É importante que você altere a senha que recebeu como padrão para seu acesso à sala virtual de seu curso. Para isso, assim que fizer seu acesso à plataforma, clique na opção do menu superior "Meu Painel" e, em seguida, na opção “Mudar a senha”. Preencha os três campos exigidos. Em "Senha atual", redija a sua senha antiga (a que você recebeu como padrão) e em "Nova senha" a nova senha de sua escolha. Depois, é só repetir a senha escolhida no próximo campo e clicar em "Salvar mudanças".
A sua senha pessoal pode conter números, letras e caracteres. Fique à vontade para decidir sobre ela, mas não se esqueça de anotá-la ou memorizá-la para não ter dificuldades de acesso posteriormente.
Atenção: Caso você já se encontre dentro do Curso e queira, por alguma razão, proceder à alteração da senha, na barra de navegação superior, clique em “Painel” e em seguida proceda as mesmas instruções descritas acima.
PASSO 3 – COMPLETANDO O SEU PERFIL
O perfil diz respeito às informações do próprio usuário, ou seja, as suas. Para acessar seu perfil você deve, dentro do ambiente, já com o seu login efetuado, no canto superior direito da tela, clicar no seu nome e, em seguida, em “Perfil”.
No quadro "Detalhes do usuário”, para iniciar a alteração, clique em "Modificar perfil". Sobre as suas informações gerais, verifique se seu nome e sobrenome estão corretos e completos e altere-os, se necessário. Como estamos em um espaço acadêmico, evite apelidos aqui. Você pode alterar também o e-mail se for preciso.
Sugerimos que você redija uma breve descrição do seu perfil, na caixa de texto “Descrição” que ficará disponível para os(as) demais participantes do Curso. É desejável inserir uma foto sua para possibilitar o conhecimento dos(as) demais participantes do Curso. Para tal, na caixa “Nova imagem” clique no sinal “+” e, em seguida, no botão “Escolher arquivo” para fazer o upload do arquivo contendo a sua foto. Ao escolhê-lo, clique no botão “Abrir” e, em seguida, no “Enviar este arquivo”. A imagem deve estar em formato JPG ou PNG. Não se esqueça de redigir uma descrição da imagem, de forma a garantir que ela se torne acessível para pessoas com deficiência visual. Após alterar ou inserir as informações necessárias, clique em “atualizar perfil”.
Observações:
1 - É comum que mensagens oriundas da plataforma Moodle sejam redirecionadas para a caixa de Spam. Por isso fique atento(a).
2 - Mensagens oriundas da plataforma Moodle são assim caracterizadas:
Remetente: <nome do(a) remetente que pode ser um(a) discente, professor(a) ou monitor(a))> (via AEDI)
Assunto: Nova mensagem de <nome do(a) remetente que pode ser um(a) discente, professor(a) ou monitor(a))>
Desejamos a você uma ótima navegação pelo Moodle. Se surgirem dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.
Equipe UAB / NITAE²