Primeiros passos na Plataforma Moodle
Vamos explorar a plataforma? Listamos abaixo o passo a passo para acessar a sala virtual de aprendizagem de um curso.
1. Identificação do usuário e senha
O primeiro passo é acesso a plataforma, lembre-se: o usuário deverá receber da equipe de SUPORTE MOODLE, a identificação de acesso (e-mail informado na inscrição do curso) e a senha (deverá ser uma senha padrão para o primeiro acesso).
2. Alterando
a senha
É importante que você altere a senha que recebeu como padrão para seu acesso à sala virtual de seu curso. Para isso, assim que fizer seu acesso à plataforma, clique na opção do menu superior "Meu Painel" e, em seguida, na opção “Mudar a senha”. Preencha os três campos exigidos. Em "Senha atual", redija a sua senha antiga (a que você recebeu como padrão) e em "Nova senha" a nova senha de sua escolha. Depois, é só repetir a senha escolhida no próximo campo e clicar em "Salvar mudanças".
A sua senha pessoal pode conter números, letras e caracteres. Fique à vontade para decidir sobre ela, mas não se esqueça de anotá-la ou memorizá-la para não ter dificuldades de acesso posteriormente.
Atenção: Caso você já se encontre dentro do Curso e queira, por alguma razão, proceder à alteração da senha, na barra de navegação superior, clique em “Painel” e em seguida proceda as mesmas instruções descritas acima.
3. Completando seu perfil
O perfil diz respeito às informações do próprio usuário, ou seja, as suas. Para acessar seu perfil você deve, dentro do ambiente, já com o seu login efetuado, no canto superior direito da tela, clicar no seu nome e, em seguida, em “Perfil”.
No quadro "Detalhes do usuário”, para iniciar a alteração, clique em "Modificar perfil". Sobre as suas informações gerais, verifique se seu nome e sobrenome estão corretos e completos e altere-os, se necessário. Como estamos em um espaço acadêmico, evite apelidos aqui. Você pode alterar também o e-mail se for preciso.
Sugerimos que você redija uma breve descrição do seu perfil, na caixa de texto “Descrição” que ficará disponível para os(as) demais participantes do Curso. É desejável inserir uma foto sua para possibilitar o conhecimento dos(as) demais participantes do Curso. Para tal, na caixa “Nova imagem” clique no sinal “+” e, em seguida, no botão “Escolher arquivo” para fazer o upload do arquivo contendo a sua foto. Ao escolhê-lo, clique no botão “Abrir” e, em seguida, no “Enviar este arquivo”. A imagem deve estar em formato JPG ou PNG. Não se esqueça de redigir uma descrição da imagem, de forma a garantir que ela se torne acessível para pessoas com deficiência visual. Após alterar ou inserir as informações necessárias, clique em “atualizar perfil”.
Observações:
1 - É comum que mensagens oriundas da plataforma Moodle sejam redirecionadas para a caixa de Spam. Por isso fique atento(a).
2 - Mensagens oriundas da plataforma Moodle são assim caracterizadas:
Remetente: <nome do(a) remetente que pode ser um(a) discente, professor(a) ou monitor(a))> (via AEDI)
Assunto: Nova mensagem de <nome do(a) remetente que pode ser um(a) discente, professor(a) ou monitor(a))>