Funcionamento:
Depois de estudar os autores e vivenciar as reflexões fomentadas nas duas disciplinas obrigatórias do PPGCIMES, é chegado o momento de conectar o arcabouço teórico para desenvolver, em trio, um relato de experiência a ser apresentado e defendido presencialmente, associado a um artigo individual.
O desenvolvimento da AIF deve ser fundamentado em diretrizes de ambas as disciplinas e deve explorar, necessariamente, uma das metodologias inovadoras previamente estudadas na disciplina de Métodos, especificamente na que o trio articulou para a
II Feira de Práticas de Ensino e Aprendizagem Criativas e Inovadoras.
Os trios serão os mesmos definidos para a Feira, sendo a AIF uma oportunidade de aprofundamento do conhecimento construído e de reflexão crítica e contextualizada da experimentação metodológica empreendida, bem como um ótimo momento para revisar o exercício criativo ao longo do semestre, a partir de diretrizes específicas indicadas pelas docentes de Criatividade.
A proposta é que a partir de um exercício colaborativo integrado, o trio exponha suas percepções principais, evidencie os pontos de convergência entre as disciplinas e amadureça reflexões iniciadas. O relato de experiência, portanto, deverá evidenciar as diretrizes de uma metodologia inovadora e/ou demonstrar/favorecer/facilitar a adoção da proposta metodológica em questão. Para isso, trio deverá apresentar característica(s) criativa(s) e inovadora(s) da experimentação metodológica realizada e relacioná-la/direcioná-la à resolução de um problema previamente caracterizado na disciplina de Métodos.
O relato do trio deverá orientar a construção de uma materialidade (slides, vídeo, podcast, entre outros formatos)
que favoreça a sua narrativa e defesa oral. Essa materialidade deverá ser entregue via plataforma Moodle, até às
23h do dia 31 de maio de 2024 (sexta), e, em seguida, apresentada e defendida pelas(os) autoras(es) no encontro integrado entre as disciplinas, que ocorrerá no dia
03 de junho de 2024 (segunda).
IMPORTANTE! Percebam que esse é um exercício de sistematização de ideias geradas para a Feira e, necessariamente, articuladas ao que foi discutido em Criatividade, para que vocês reflitam sobre o exercício prático vivido e como ele foi ou não atravessado por atitudes/práticas/esforços criativos. Não comparem o relato com o material partilhado da Turma 2023. Nós docentes também somos criativas e alteramos nossas práticas a cada período letivo. :)No encontro síncrono presencial, cada trio terá
15 minutos para expor a sua materialidade, evidenciando sua concepção, motivação, contexto, forma, funcionamento, pertinência, caráter inovador e criativo da experimentação desenvolvida, além do embasamento, coerente e pertinente, relacionado à metodologia inovadora adotada, bem como demonstrar reflexões sobre o seu próprio processo criativo, com ênfase nos
4Ps propostos por Rhodes detalhados a seguir. Na ocasião, as(os) discentes receberão
feedback das docentes de ambas disciplinas e convidados(as).
IMPORTANTE! Não esquecer de coletar informações preciosas para a escrita do artigo individual.
Finalizada a etapa de exposição dos relatos, cada estudante do trio deverá escrever, individualmente, um artigo sobre a experimentação metodológica desenvolvida articulada à construção de uma mentalidade e postura criativa ao longo das disciplinas obrigatórias. O artigo deverá seguir um template a ser disponibilizado pelas docentes no Moodle. O artigo individual deverá ser entregue via plataforma Moodle, até
às 23h do dia 17 de junho de 2024 (segunda), para as(os) docentes de ambas as disciplinas.
No ato da reflexão e discussão em cada uma das etapas da AIF, trabalhe a criatividade a partir do modelo conceitual dos
4Ps propostos por Rhodes (pressão, pessoa, produto, processo), tendo por base algumas questões norteadoras, não sendo exaustivas:
Pressão:
- Qual(is) efeito(s) sobre a sua produção teve o meio social em que você estava inserido durante a disciplina (diversidade de perfis, clima estabelecido entre todos dentro e fora da sala, etc.)?
- Qual(is) efeito(s) que as condições oriundas do formato das disciplinas (sorteio dos participantes, aulas blocadas, etc.), exerceram sobre a sua produção?
Processo:
- Em que medida seu processo criativo variou, a depender da natureza da atividade realizada?
- O nível de motivação/perseverança individual e/ou grupal teve impacto determinando sobre a(s) produções realizada(s)?
Produto:
- Qual(is) é(são) a(s) característica(s) criativa(s) mais marcante(s) de sua(s) produção(ões) e por que?
Pessoa:
- Qual(is) competência(s), habilidade(s), traço(s) de personalidade, entre outras características pessoais, mais contribuíram para as suas produções?
- Durante as disciplinas, você percebeu modificação em algum desses traços pessoais referidos? Quais você ainda gostaria de desenvolver mais?
Critérios de Avaliação:
Da Materialidade articulada à Apresentação Oral do Trio:
(i) Apropriação teórico-conceitual demonstrada – 2,5 pontos;
(ii) Capacidade reflexiva sobre a aprendizagem e vivência do trio ao longo do desenvolvimento da materialidade – 1,5 pontos;
(iii) Capacidade reflexiva sobre a criatividade percebida pelo trio para o desenvolvimento da materialidade - 2,5 pontos;
(iv) Caráter instigante e envolvente da apresentação – 1,5 pontos;
(v) Coerência e coesão da narrativa – 2,0 pontos.
Do Artigo Individual:
(i) Apropriação teórico-conceitual demonstrada – 2,5 pontos;
(ii) Capacidade reflexiva sobre sua própria aprendizagem e vivência ao longo do semestre – 3,0 pontos;
(iii) Capacidade reflexiva sobre a sua percepção da criatividade desenvolvida ao longo do semestre - 3,0 pontos;
(iv) Coerência, coesão e correção textual – 1,5 pontos.