Atividade programa do Curso de Doutorado Profissional em Ensino do PPGCIMES com foco no compartilhamento de orientações sobre inovação e conduta ética favoráveis à investigação científica.
Workshop Propriedade Intelectual, Ética e Inovação - 2025
Curso: Workshop Propriedade Intelectual, Ética e Inovação - 2025 | Nitae²/UFPA
- Geral
- 1. Saudação e Orientações
1. Saudação e Orientações
Seja bem-vindo(a) ao ambiente virtual de aprendizagem do Workshop "Propriedade Intelectual, Ética e Inovação", organizado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) para facilitação desta atividade programada. Além destas orientações, aqui, você encontra um conjunto materiais estrategicamente selecionados sobre os 4 temáticas principais, a saber: Inovação, Propriedade Intelectual, Ética e Integridade da Pesquisa e Autoria científica. Cada eixo temático corresponde a um número do menu disponível acima, ordenado de 1 a 6.
Recomendamos que você dedique, no mínimo, 60 minutos para explorar cada um dos eixos temáticos. A proposta é que você consulte os materiais disponíveis em cada um e marque como feitos ☑️, aqueles que pode estudar com atenção. Neste momento, escolha os conteúdos de maior interesse, sabendo que esta sala ficará permanentemente disponível e você poderá consultar os materiais indicados a qualquer tempo, ao longo de sua formação.
Ao final, você será convidado(a) a registrar suas reflexões e a documentar as apropriações realizadas ao longo do workshop, sejam instigadas pelas palestras no momento síncrono, sejam pelas aprendizagens construídas nas atividades assíncronas no AVA. O objetivo é que, de forma qualificada e cuidadosa, você estabeleça seus compromissos éticos iniciais com seu doutoramento e, desde já, reflita sobre potenciais registros e desdobramentos dos produtos e processos educacionais que resultarão de sua pesquisa. Contamos com seu comprometimento e desejamos excelentes aprendizagens!VÍDEO >> Confira a gravação do momento síncrono deste Workshop, ocorrido no dia 09 de setembro de 2025!
NOTÍCIA >> Leia o texto de divulgação do Workshop e relembre a programação do momento síncrono [Link].
- 2. Inovação
2. Inovação
Definir o que é e caracterizar uma inovação não é uma tarefa fácil.
Explore os materiais recomendados a seguir e reflita sobre as implicações das atividades inventivas, sobretudo, quanto o foco está na educação.
Peguntas-norteadoras: Por que precisamos inovar? Inovar é sempre positivo? Como inovar?
WORKING PAPER >> Leia a publicação Innovation: The History of a Category [Link].
ARTIGO >> Leia na íntegra o texto Sentidos da inovação em suas relações com a educação e as tecnologias [Link].
ARTIGO >> Leia o artigo "Inovar é preciso": as mudanças educacionais e o imperativo da inovação na educação superior brasileira [Link].
REPORTAGEM >> Conheça e reflita sobre a publicação do portal PorVir intitulada Até onde vai o impacto da inovação na educação [Link].
VÍDEO >> Assista o episódio "Banquinha 23", sobre Originalidade e Ineditismo, da série de encontros organizados pela professora e pesquisadora Debora Diniz no YouTube [Link].
RELATÓRIO >> Conheça os dados do relatório da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development) intitulado Measuring Innovation in Education 2019: "What Has Changed in the Classroom?" [Link].
- 3. Propriedade Inelectual
3. Propriedade Intelectual
Conhecer sobre Propriedade Intelectual é fundamental para o processo inventivo e criativo que você vai experienciar no PPGCIMES.
Navegue pelos materiais recomendados e compreenda a função dos chamados direitos autorais, desde a idealização até o registro de uma atividade inventiva. Além de estimular a inovação, normas de registro da propriedade intelectual asseguram o reconhecimento da autoria de uma obra e o potencial retorno financeiro implicado em sua disponibilização.
Peguntas-norteadoras: O que é propriedade intelectual e que materiais podem e devem ter seus direitos protegidos? Como proteger e registrar o produto/processo educacional que vou desenvolver? Quais as vantagens e as limitações implicadas ao registrar uma obra?
LIVRETO >> Entenda o que é Propriedade Intelectual e suas tipologias a partir de livreto elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) [Link].
PÁGINA WEB >> Conheça e explore as informações do Governo Federal a respeito do conjunto de legislações sobre Propriedade Intelectual [Link].
NOTÍCIA >> Entenda a recente mudança do setor de inovação da UFPA a partir da leitura da notícia intitulada Inovação e empreendedorismo na Região Amazônica: Um novo capítulo com a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da UFPA [Link].
PÁGINA WEB >> Conheça o site da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SInD) da UFPA [Link].
- SLIDES >> Reveja a apresentação de slides realizada por Filipe Saraiva e Rosângela Cavaleiro da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SInD) da UFPA, durante o momento síncrono do Workshop [Link].
- PÁGINA WEB >> Você sabia que a UFPA possui um Escritório de Direitos Autorais? Saiba mais na página web do escritório vinculado à Biblioteca Central da nossa instituição [Link].
- 4. Ética e Integridade da Pesquisa
4. Ética e Integridade da Pesquisa
Reconhecer que ética e integridade da pesquisa fazem parte do dia-a-dia de um(a) pesquisador(a) é fundamental.
Explore os materiais recomendados e perceba que o debate ético perpassa o fazer da pesquisa como um todo e não apenas no momento de submeter projetos à avaliação de um Comitê de Ética. Neste eixo, você compreenderá o papel dos chamados Comitês de Ética na Pesquisa e será convidado a refletir sobre desafios e os necessários cuidados das pesquisas que envolvem sujeitos.
Perguntas-norteadoras: Por que submeter minha pesquisa ao Comitê de Ética? Que cuidados são fundamentais ao planejar a participação de sujeitos em minha pesquisa de doutorado?
DIRETRIZES >> Conheça as diretrizes propostas pelo Grupo de Trabalho de Ética em Pesquisa do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA). Leia o documento e reflita sobre como essas orientações e princípios podem nortear sua prática de investigação [Link].
ARTIGO >> Leia o artigo sobre Qual o papel dos Comitês de Ética? [Link].
SLIDES >> Reveja a apresentação de slides realizada por Wallace Raimundo Araújo dos Santos, Coordenador Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA, durante o momento síncrono do Workshop [Link].
ARTIGO >> Faça a leitura do artigo que discute a respeito de desafios do debate ético para pesquisas desenvolvidas nas Humanidades [Link].
ARTIGO >> Leia o artigo Ética nas pesquisas acadêmicas: refletindo com mestrandos e doutorandos sobre posicionamentos ativistas necessários [Link].
PÁGINA WEB >> Se nunca submeteu um projeto de pesquisa para um comitê de ética, dedique um tempo a conhecer a página da Plataforma Brasil [Link].
DOCUMENTO >> Você sabia que a UFPA tem um Código de Conduta Ética do Agente Público? Conheça e se aproprie das diretrizes do documento [Link].
- 5. Autoria Científica
5. Autoria Científica
Respeitar e valorizar a autoria de uma obra é assegurar a produção cuidadosa e qualificada de conhecimento científico.
Convidamos você a refletir sobre o que caracteriza a autoria científica e quais os cuidados são centrais na valorização e devida creditação da mesma. Explore os materiais recomendados e (re)pense suas práticas de produção científica, identificando possíveis lacunas e necessidades de aprofundamento. O nosso objetivo é, neste eixo, você esclareça possíveis dúvidas sobre o que caracteriza plágio e como evitá-lo. Da mesma forma, são apresentadas orientações iniciais sobre os limites do uso de Inteligência Artificial e como essas ferramentas podem ser utilizadas de forma ética e respeitosa.
Perguntas-norteadoras: Por que é crucial respeitar a autoria científica? Que cuidados são inegociáveis e que nos protegem de fraudes e práticas pouco éticas?
- ARTIGO >> Leia o artigo publicado na seção de opinião da Science intitulado Coauthorship and Coinventorship [Link].
ARTIGO >> Leia o artigo e reflita sobre quais são os critérios de autoria em trabalhos científicos [Link].
CARTILHA >> Você sabe o que caracteriza plágio? Consulte a cartilha Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio [Link].
NOTÍCIA >> Que cuidados são inegociáveis na produção científica? Leia a notícia Do descuido à cópia deliberada: o plágio na universidade e conheça experiência de controle de plágio adotada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) [Link].
NOTÍCIA >> Confira publicação da Revista Pesquisa da FAPESP sobre A gravidade do plágio [Link].
VÍDEO >> Assista o episódio "Banquinha 15", sobre Plágio, da série de encontros organizados pela professora e pesquisadora Debora Diniz no YouTube [Link].
VÍDEO >> Você sabe o que é paráfrase? Assista o episódio "Banquinha 16" da série de encontros organizados pela professora e pesquisadora Debora Diniz no YouTube [Link].
GUIA >> Você tem dúvidas sobre como referenciar trabalhos científicos? Não cometa erros! Consulte o guia de elaboração de trabalhos científicos produzido pela Biblioteca Central da UFPA [Link].
EBOOK >> Como utilizar Inteligência Artificial de forma ética? Se aproxime desse debate a partir da leitura do ebook IA generativa na Educação: Um ponto de partida para pesquisadores, professores e estudante [Link].
EBOOK >> Conheça as orientações iniciais para o uso de IA Generativa em sua pesquisa. Leia o ebook produzido pelas professoras Andréa Mendonça e Rosa Azevedo do IFAM [Link].
EBOOK >> Leia o ebook IA Generativa como assistente para pensar o produto educacional - Volume 1 [Link].
- 6. Reflexões Finais e Compromissos Éticos
6. Reflexões Finais e Compromissos Éticos
Neste eixo, convidamos você a refletir e registrar sobre o que aprendeu ao longo do Workshop. Para isso, registre os compromissos éticos iniciais que pretende adotar ao longo de sua pesquisa de Doutorado Profissional em Ensino e quais suas pretensões de registro e potenciais desdobramentos dos produtos gerados a partir da sua investigação.
Para isso, elaboramos 5 apontamentos/provocações para sua reflexão. Fique à vontade para responder a todos eles ou para escolher 3 com os quais se identifique mais neste momento. A última tarefa, intitulada REFLEXÃO FINAL é obrigatória, e deve ser respondida por todos(as).