Curso: Workshop Propriedade Intelectual, Ética e Inovação - 2025 | Nitae²/UFPA

  • Atividade programa do Curso de Doutorado Profissional em Ensino do PPGCIMES com foco no compartilhamento de orientações sobre inovação e conduta ética favoráveis à investigação científica.

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    • 1. Saudação e Orientações

      Seja bem-vindo(a) ao ambiente virtual de aprendizagem do Workshop "Propriedade Intelectual, Ética e Inovação", organizado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) para facilitação desta atividade programadaAlém destas orientações, aqui, você encontra um conjunto materiais estrategicamente selecionados sobre os 4 temáticas principais, a saber: Inovação, Propriedade Intelectual, Ética e Integridade da Pesquisa e Autoria científicaCada eixo temático corresponde a um número do menu disponível acima, ordenado de 1 a 6.

      Recomendamos que você dedique, no mínimo, 60 minutos para explorar cada um dos eixos temáticos. A proposta é que você consulte os materiais disponíveis em cada um e marque como feitos ☑️, aqueles que pode estudar com atenção. Neste momento, escolha os conteúdos de maior interesse, sabendo que esta sala ficará permanentemente disponível e você poderá consultar os materiais indicados a qualquer tempo, ao longo de sua formação.

      Ao final, você será convidado(a) a registrar suas reflexões e a documentar as apropriações realizadas ao longo do workshop, sejam instigadas pelas palestras no momento síncrono, sejam pelas aprendizagens construídas nas atividades assíncronas no AVA. O objetivo é que, de forma qualificada e cuidadosa, você estabeleça seus compromissos éticos iniciais com seu doutoramento e, desde já, reflita sobre potenciais registros e desdobramentos dos produtos e processos educacionais que resultarão de sua pesquisaContamos com seu comprometimento e desejamos excelentes aprendizagens!
    • 2. Inovação

      Definir o que é e caracterizar uma inovação não é uma tarefa fácil. 

      Explore os materiais recomendados a seguir e reflita sobre as implicações das atividades inventivas, sobretudo, quanto o foco está na educação. 

      Peguntas-norteadoras: Por que precisamos inovar? Inovar é sempre positivo? Como inovar?

    • 3. Propriedade Intelectual

      Conhecer sobre Propriedade Intelectual é fundamental para o processo inventivo e criativo que você vai experienciar no PPGCIMES. 

      Navegue pelos materiais recomendados e compreenda a função dos chamados direitos autorais, desde a idealização até o registro de uma atividade inventiva. Além de estimular a inovação, normas de registro da propriedade intelectual asseguram o reconhecimento da autoria de uma obra e o potencial retorno financeiro implicado em sua disponibilização. 

      Peguntas-norteadoras: O que é propriedade intelectual e que materiais podem e devem ter seus direitos protegidos? Como proteger e registrar o produto/processo educacional que vou desenvolver? Quais as vantagens e as limitações implicadas ao registrar uma obra?

    • 4. Ética e Integridade da Pesquisa

      Reconhecer que ética e integridade da pesquisa fazem parte do dia-a-dia de um(a) pesquisador(a) é fundamental.  

      Explore os materiais recomendados e perceba que o debate ético perpassa o fazer da pesquisa como um todo e não apenas no momento de submeter projetos à avaliação de um Comitê de Ética. Neste eixo, você compreenderá o papel dos chamados Comitês de Ética na Pesquisa e será convidado a refletir sobre desafios e os necessários cuidados das pesquisas que envolvem sujeitos.

      Perguntas-norteadoras: Por que submeter minha pesquisa ao Comitê de Ética? Que cuidados são fundamentais ao planejar a participação de sujeitos em minha pesquisa de doutorado? 

    • 5. Autoria Científica

      Respeitar e valorizar a autoria de uma obra é assegurar a produção cuidadosa e qualificada de conhecimento  científico.

      Convidamos você a refletir sobre o que caracteriza a autoria científica e quais os cuidados são centrais na valorização e devida creditação da mesma. Explore os materiais recomendados e (re)pense suas práticas de produção científica, identificando possíveis lacunas e necessidades de aprofundamento. O nosso objetivo é, neste eixo, você esclareça possíveis dúvidas sobre o que caracteriza plágio e como evitá-lo. Da mesma forma, são apresentadas orientações iniciais sobre os limites do uso de Inteligência Artificial e como essas ferramentas podem ser utilizadas de forma ética e respeitosa.

      Perguntas-norteadoras: Por que é crucial respeitar a autoria científica? Que cuidados são inegociáveis e que nos protegem de fraudes e práticas pouco éticas?

    • 6. Reflexões Finais e Compromissos Éticos

      Neste eixo, convidamos você a refletir e registrar sobre o que aprendeu ao longo do Workshop. Para isso, registre os compromissos éticos iniciais que pretende adotar ao longo de sua pesquisa de Doutorado Profissional em Ensino e quais suas pretensões de registro e potenciais desdobramentos dos produtos gerados a partir da sua investigação.

      Para isso, elaboramos 5 apontamentos/provocações para sua reflexão. Fique à vontade para responder a todos eles ou para escolher 3 com os quais se identifique mais neste momento. A última tarefa, intitulada REFLEXÃO FINAL é obrigatória, e deve ser respondida por todos(as).